Horas extras e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal



Quantos dias por semana você fica até tarde? Às vezes, sair do trabalho na hora nem sempre é possível, especialmente quando você está lidando com prazos apertados. Mas se você está trabalhando até tarde regularmente, talvez seja hora de dar um passo atrás e reavaliar seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Os efeitos prejudiciais do excesso de horas extras em nossa saúde física e mental são consideráveis. Pode aumentar a fadiga e o estresse, enquanto diminui o bem-estar e a qualidade do sono. Também pode sobrecarregar nossos relacionamentos dentro e fora do trabalho. Se não for controlado, um equilíbrio insalubre entre vida profissional e pessoal pode resultar em esgotamento completo.

Pesquisas mostram que trabalhar mais de 48 horas por semana está associado a quedas significativas na produtividade, mais erros e aumento do risco de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.

É bom lembrar da importância de cuidar da nossa saúde mental e bem-estar no trabalho. Pense no seu dia de trabalho médio – talvez seja hora de fazer algumas mudanças?

Trabalhar dentro de suas horas principais e fazer pausas regulares pode realmente ajudá-lo a ser mais produtivo no trabalho. Você provavelmente adotará melhores práticas de trabalho, ficará melhor em dizer não e gerenciar seu tempo.

Sentir-se melhor equipado para enfrentar os desafios da vida é outra vantagem para um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Você também está mais propenso a fazer escolhas de estilo de vida saudáveis ​​e construir e manter relacionamentos saudáveis.

Além de deixar o trabalho pontualmente, há várias coisas que você pode fazer para melhorar seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Planejar com antecedência

Agende reuniões durante o horário de trabalho principal e evite levar trabalho para casa com você. Se você está trabalhando em casa ou é autônomo, tente estabelecer e manter seu dia normal de trabalho para que isso não interfira em sua vida doméstica.

Dar um tempo

Seja na pausa para o almoço ou nas férias anuais, reservar um tempo para redefinir pode ajudar a aumentar a produtividade e reduzir o estresse relacionado ao trabalho, o que, por sua vez, reduz o risco de ansiedade e depressão. Não tem tempo? Faça tempo. Bloqueie intervalos de 10 ou 20 minutos em seu calendário para fazer uma pausa e se afastar do que estiver trabalhando.

Em termos de uma pausa adequada, tente planejar feriados prolongados com alguns meses de antecedência. Isso permitirá que todos tenham tempo para planejar sua ausência, para que você não acabe fazendo check-in no trabalho quando deveria estar de férias.

Defina prazos realistas

Todos nós conhecemos a sensação de chegar ao fim do dia e ver que você não marcou tudo da sua lista. Evite essa decepção dividindo tarefas e definindo metas alcançáveis ​​para o dia seguinte.

Apenas diga não

Tudo bem dizer não. Na verdade, muitos argumentariam que não dizemos isso com frequência suficiente. Dar a si mesmo a opção de recusar o trabalho pode ajudar a gerenciar sua carga de trabalho, para que você não acabe com muito trabalho.

Desligar

Tire um tempo longe do seu telefone ou computador. Considere não ter seus e-mails de trabalho conectados ao seu telefone ou, pelo menos, desative as notificações relacionadas ao trabalho. Quando não estiver trabalhando, faça coisas que o energizem e lhe tragam alegria – e tente não pensar no trabalho!

Seja flexível

Se você achar que seu horário de trabalho não está se encaixando em sua vida cotidiana, explore suas opções. As leis existem para apoiar os funcionários que atendem a determinados critérios . Isso pode significar trabalhar uma hora mais cedo para que você possa sair mais cedo para pegar seus filhos.

Ou procure trabalhar em casa pelo menos um dia por semana. O aumento do bem-estar e da produtividade torna este movimento cada vez mais popular, tanto para funcionários quanto para empregadores.

Neste dia de voltar para casa pontualmente, além de voltar para casa pontualmente, pense em como você pode melhorar seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal e fazer algumas mudanças importantes. 

fonte: beyondblue

IMPORTANTE

Os conteúdos deste site, tem apenas caráter informativo e nunca deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional. Recomendamos que você consulte um especialista de confiança.

PAULO CESAR DE SOUZA

Psicólogo clínico, terapeuta cognitivo-comportamental, com experiência de mais de 10 anos no atendimento de jovens, adultos e idosos. Em clinicas de psicologia e consultório particular.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem