Encontrar o ponto ideal de equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Encontrar o ponto ideal de equilíbrio entre vida profissional e pessoal



Não importa o quão gratificante seja seu trabalho ou carreira.

"Equilíbrio entre vida profissional e pessoal" é uma frase que você provavelmente ouve com frequência - e descreve um objetivo com o qual qualquer pessoa que já trabalhou se identifica. 

No entanto, o equilíbrio genuíno entre vida profissional e pessoal pode parecer impraticável ou mesmo fantasioso. 

Uma cultura em que 'trabalhar duro' é frequentemente promovido como o melhor caminho para o sucesso, nem sempre deixa espaço para alcançar outras necessidades e objetivos. 

E depois há a questão óbvia de que nem todos podem financeiramente se dar ao luxo de reduzir as horas de trabalho.

Conciliar a necessidade de ganhar dinheiro, com os seus interesses, atividades e compromissos não relacionados ao trabalho é um desafio. O equilíbrio perfeito entre vida profissional e pessoal provavelmente não existe.

Idealmente, sua vida profissional e pessoal devem apoiar e fortalecer um ao outro. Seja para família, estudo, hobbies, diversão, socialização ou relaxamento, ter tempo e energia para se concentrar nas atividades que você gosta e nos seus relacionamentos, é crucial para o seu bem-estar. 

Parece óbvio, mas criar uma verdadeira separação entre o trabalho e a vida doméstica provavelmente reduzirá o estresse de uma área, que afeta a outra – mesmo pequenas mudanças nos arranjos de trabalho podem fazer uma grande diferença.

O trabalho remoto em casa devido à pandemia de coronavírus borrou ainda mais as linhas entre o pessoal e o profissional. À medida que funcionários e empresas fazem a transição para o 'novo normal', vale a pena conversar sobre esses próprios arranjos. 

Um bate-papo aberto e honesto com sua equipe – junto com parceiros e familiares – pode ajudar bastante a melhorar seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Se trabalhar horas extras se tornar a norma e não a exceção, ou você precisar de mais flexibilidade, converse com seu gerente ou supervisor sobre suas preocupações. 

Sair do trabalho 'na hora' nem sempre é possível. Períodos ocupados, prazos apertados ou períodos de atividade intensa podem levar você a sentir a necessidade de ir além do horário padrão. 

Trabalhar por mais tempo não significa necessariamente que você está sendo produtivo – às vezes você pode querer dizer 'não' a ​​certos pedidos, e tudo bem. 

O pré-planejamento de atividades para depois do trabalho pode ser uma boa maneira de se organizar melhor para sair na hora.

Não confie em dias de folga ou períodos de férias anuais de um trabalho exigente para se refrescar – faça pausas regulares durante o horário de trabalho. 

Seja tomando ar fresco na hora do almoço ou se movimentando pelo seu local de trabalho a cada hora, isso melhorará seu bem-estar e ajudará você a manter o foco e a produtividade.

Satisfazer o tempo de inatividade (fora do trabalho) é uma maneira infalível de sentir que você está alcançando um equilíbrio saudável. 

Limite a quantidade de trabalho que você faz em casa – incluindo responder a telefonemas, mensagens de texto e e-mails. Ligar e desligar com sucesso do trabalho irá ajudá-lo a desestressar e dormir melhor.

Encontrar o equilíbrio certo entre satisfação profissional e pessoal é complicado. Se você é um grande realizador, fique atento a quanto tempo e energia você coloca no trabalho. 

Cuide-se e considere os benefícios de parte desse esforço sendo espalhado em outros lugares.

fonte: beyondblue.org.

PAULO CESAR DE SOUZA

Psicólogo clínico, terapeuta cognitivo-comportamental, com experiência de mais de 10 anos no atendimento de jovens, adultos e idosos. Em clinicas de psicologia e consultório particular.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem