Não está tudo na sua cabeça
Se você tem ansiedade, pode ficar preocupado, ansioso ou com medo dos eventos cotidianos. Essas emoções podem ser angustiantes e difíceis de lidar. Eles também podem dificultar a vida cotidiana.
Sinais físicos de ansiedade também podem ocorrer. Lembre-se de um momento em que você estava nervoso. Talvez suas palmas estivessem suadas e suas pernas tremendo. É possível que sua frequência cardíaca tenha aumentado. É possível que você tenha se sentido mal do estômago.
Você pode ter conectado esses sinais à sua ansiedade. No entanto, é possível que você não tenha certeza do motivo pelo qual estava se sentindo mal.
A ansiedade afeta a maioria das pessoas em algum momento de suas vidas. Se a ansiedade durar muito tempo, causar sintomas depressivos ou interferir em sua vida de outras maneiras, pode ser grave ou evoluir para um transtorno.
A ansiedade vem em muitas formas, incluindo:
- Ataques de pânico
- Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
- Agorafobia
- Ansiedade de separação
- Ansiedade de Saúde
- Ansiedade social
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
- Fobias
Que efeito a ansiedade tem no seu corpo?
Sinais físicos de ansiedade podem ter um impacto negativo na saúde e na vida cotidiana.
Sintomas físicos da ansiedade :
- dor de estômago, náusea ou problema digestivo (SII)
- dores de cabeça
- insônia e outros problemas de sono
- fadiga e fraqueza muscular
- falta de ar ou respiração rápida
- coração acelerado, coração acelerado ou palpitações
- sudorese
- tremendo ou tremendo
- tensão muscular ou dores e dores
Sintomas físicos adicionais podem acompanhar algumas formas de ansiedade.
Se você está tendo um ataque de pânico, você pode se encontrar fazendo o seguinte:
- medo de morrer
- dificuldade para respirar
- um medo de asfixia
- sensações de dormência ou formigamento em várias partes do corpo
- dor no peito
- sentindo-se tonto ou tonto
- sentindo como se você pudesse desmaiar
- uma sensação de superaquecimento ou calafrios
A ansiedade, ou a reação do corpo ao estresse, é como o corpo avisa sobre os perigos e o prepara para lidar com eles. Isso é conhecido como a resposta de luta ou fuga.
Quando seu corpo sente uma ameaça, seus pulmões tentam bombear mais oxigênio para seu corpo caso você precise fugir. Isso pode fazer você se sentir como se não estivesse recebendo ar suficiente, o que pode deixá-lo ainda mais ansioso ou em pânico.
Seu corpo não foi projetado para estar em alerta máximo o tempo todo. A ansiedade crônica pode fazer com que o corpo esteja em constante modo de luta ou fuga, o que pode ter consequências negativas e graves.
Músculos tensos podem prepará-lo para fugir do perigo rapidamente, mas também podem causar dor, dores de cabeça por estresse e enxaquecas se estiverem constantemente tensos.
O aumento do batimento cardíaco e da respiração são causados pelos hormônios adrenalina e cortisol, que podem ser benéficos quando confrontados com um perigo. No entanto, esses hormônios têm um efeito sobre a digestão e os níveis de açúcar no sangue.
Se você está constantemente deprimido ou nervoso, liberar esses hormônios regularmente pode ter consequências para a saúde a longo prazo. Sua digestão também pode mudar como resultado da situação.
A ansiedade está causando esses problemas?
É uma boa ideia consultar um médico se seus sintomas estiverem afetando sua saúde mental ou dificultando a vida diária. Condições de saúde que causam os mesmos sintomas podem ser descartadas pelo prestador de cuidados primários.
É possível que você tenha ansiedade se seus sintomas físicos não forem causados por uma condição médica. Ansiedade e outros transtornos de saúde mental podem ser diagnosticados por um profissional de saúde mental.
Embora não haja teste médico para ansiedade, um médico, psicólogo, terapeuta ou conselheiro pode usar testes de triagem para ajudar a decidir se você tem ou não.
Para chegar a um diagnóstico adequado de um transtorno de ansiedade, um profissional de saúde mental perguntará sobre todos os seus sintomas, tanto físicos quanto emocionais. Eles também vão querer saber há quanto tempo você está sentindo os sintomas e se eles pioraram ou foram causados por um incidente específico.
É importante procurar tratamento para a ansiedade porque pode ter um efeito tão negativo na saúde. A ansiedade leve pode desaparecer por conta própria ou após o incidente indutor de ansiedade ter passado, mas a ansiedade crônica é mais provável de continuar e piorar.
Se você não sabe por onde começar a procurar um terapeuta, peça uma recomendação ao seu médico.
Tratamento para sintomas físicos
O tratamento para a ansiedade é determinado pela natureza e gravidade dos sintomas.
As duas terapias mais comuns para a ansiedade são terapia e medicação. Se você tiver sintomas físicos como resultado de sua ansiedade, terapia de conversa ou medicação que reduz sua ansiedade ajudará.
Uma das opções de tratamento de ansiedade mais populares e eficazes é a terapia cognitivo-comportamental (TCC).
Você pode achar que a terapia é benéfica por si só. Se seus sintomas não mudarem, você deve conversar com um médico sobre tomar medicamentos para ansiedade.
Você também pode tomar medidas para aliviar os sintomas de ansiedade por conta própria.
O que você pode fazer?
- Se puder, faça algum exercício. O exercício pode ajudar na redução do estresse e na melhoria da saúde física. Se você não puder se envolver fisicamente, considere sentar-se ao ar livre todos os dias. A natureza está gradualmente se mostrando benéfica para a saúde mental em estudos.
- Álcool, cafeína e nicotina devem ser evitados. Qualquer um deles pode exacerbar a ansiedade.
- Experimente métodos de relaxamento. Duas técnicas que podem ajudá-lo a relaxar são o relaxamento guiado e a respiração. Você também pode se beneficiar da meditação e da ioga. Embora essas estratégias sejam consideradas eficazes, é possível experimentar um aumento na ansiedade como resultado de usá-las.
- Faça do sono uma prioridade. A ansiedade é frequentemente acompanhada por problemas de sono. Faça um esforço para descansar o máximo possível. Ter uma boa noite de sono irá ajudá-lo a lidar com os sintomas de ansiedade. Dormir mais também pode ajudar a aliviar os sintomas.
Sintomas de ansiedade, como medo e preocupação persistentes, são bem conhecidos, mas os sintomas físicos de ansiedade podem ser menos conhecidos. Você pode estar completamente inconsciente de que está sofrendo de ansiedade.
A ansiedade não tratada pode ter consequências a longo prazo em todos os aspectos do bem-estar de uma pessoa. Se os seus sintomas continuarem ou estiverem causando problemas no trabalho, na escola ou em seus relacionamentos, consulte seu médico.
fonte: anxietyunited.com
IMPORTANTE
Os conteúdos deste site, tem apenas caráter informativo e nunca deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional. Recomendamos que você consulte um especialista de confiança.