Há uma série de estratégias que você pode tentar para gerenciar sua ansiedade . O que funciona é diferente para todos e pode levar algum tempo para encontrar as estratégias que funcionam melhor para você. Mas lembre-se, se sua ansiedade está se mostrando difícil de gerenciar , procure apoio de um profissional .
10 estratégias para experimentar
Respiração lenta . Quando você está ansioso, sua respiração se torna mais rápida e superficial. Tente desacelerar deliberadamente sua respiração. Conte até três enquanto inspira lentamente – depois conte até três enquanto expira lentamente.
Relaxamento muscular progressivo . Encontre um local tranquilo. Feche os olhos e tensione lentamente e depois relaxe cada um dos grupos musculares dos dedos dos pés à cabeça. Segure a tensão por três segundos e depois solte rapidamente. Isso pode ajudar a reduzir os sentimentos de tensão muscular que geralmente acompanham a ansiedade.
Fique no momento presente . A ansiedade pode fazer seus pensamentos viverem em um futuro terrível que ainda não aconteceu. Tente trazer-se de volta para onde você está. A prática da meditação pode ajudar.
Estilo de vida saudável . Manter-se ativo, comer bem, sair para a natureza, passar tempo com a família e amigos, reduzir o estresse e fazer as atividades que você gosta são eficazes para reduzir a ansiedade e melhorar seu bem-estar.
Tome pequenos atos de bravura . Evitar o que o deixa ansioso proporciona algum alívio a curto prazo, mas pode deixá-lo mais ansioso a longo prazo. Tente se aproximar de algo que o deixa ansioso – mesmo que de maneira pequena. O caminho para a ansiedade é aprender que o que você teme provavelmente não acontecerá – e se acontecer, você será capaz de lidar com isso.
Desafie seu pensamento . Como você pensa afeta como você se sente. A ansiedade pode fazer você superestimar o perigo em uma situação e subestimar sua capacidade de lidar com isso. Tente pensar em interpretações diferentes para uma situação que está deixando você ansioso, em vez de pular para o pior cenário. Olhe para os fatos a favor e contra o seu pensamento ser verdadeiro.
Planeje o tempo de preocupação. É difícil parar de se preocupar completamente, então reserve algum tempo para satisfazer suas preocupações. Mesmo 10 minutos todas as noites para escrevê-los ou revisá-los em sua cabeça podem ajudar a impedir que suas preocupações assumam o controle em outros momentos.
Conheça sua ansiedade. Mantenha um diário dos melhores e piores momentos. Encontre os padrões e planeje sua semana – ou dia – para gerenciar proativamente sua ansiedade.
Aprenda com os outros. Conversar com outras pessoas que também sofrem de ansiedade – ou estão passando por algo semelhante – pode ajudá-lo a se sentir menos sozinho. Visite nossos Fóruns Online para se conectar com outras pessoas.
Seja gentil consigo mesmo. Lembre-se que você não é sua ansiedade. Você não é fraco. Você não é inferior. Você tem uma condição de saúde mental. Chama-se ansiedade.
fonte: beyondblue.org.
IMPORTANTE
Os conteúdos deste site, tem apenas caráter informativo e nunca deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional. Recomendamos que você consulte um especialista de confiança.
