Em geral, o cérebro com TDAH entende e processa informações de maneira ligeiramente diferente dos cérebros neurotípicos.
Especificamente, as vias de dopamina e recompensa reagem mais fortemente a estímulos novos e excitantes em comparação com tarefas mais chatas e repetitivas. Isso pode afetar a sensação de recompensa que alguém sente e seus níveis de motivação.
Como O TDAH Afeta A Motivação?
Vamos agora discutir, com mais detalhes, algumas das formas mais comuns pelas quais o TDAH pode afetar a motivação .
Dificuldade em iniciar e manter tarefas
Pessoas com TDAH podem achar mais difícil iniciar ou manter tarefas. Isso pode ser devido a dificuldade em manter a atenção, incapacidade de controlar a impulsividade ou dificuldade em manter o foco por longos períodos de tempo.
Para tarefas percebidas como mais mundanas, desinteressantes ou mesmo desafiadoras, chegar à conclusão pode ser ainda mais difícil, reduzindo assim a motivação.
Consequentemente, as tarefas podem ser iniciadas, mas abandonadas logo em seguida, aumentando as chances de alguém com TDAH equilibrar vários projetos em andamento ao mesmo tempo.
Distrações
Um dos principais sintomas do TDAH é a dificuldade em manter o foco, tornando a pessoa mais propensa a distrações.
Portanto, alguém com TDAH pode ter maior probabilidade de perder o foco e a atenção e ter dificuldade em ficar parado ou trabalhar em um projeto por várias horas.
Certos estímulos ambientais, como ruídos altos, também podem prejudicar a atenção sustentada.
Ao todo, isso pode desmotivar gravemente alguém quando distrações constantes surgem no caminho.
Procrastinação
Muitas pessoas podem ser atormentadas pela procrastinação, o que afeta diretamente o quanto elas se sentem motivadas ; isso é especialmente verdadeiro para pessoas com TDAH (Bolden & Fillauer, 2020).
Vários projetos ou tarefas podem ser adiados propositalmente, e isso muitas vezes pode criar um ciclo de adiamento de algo cada vez mais até o último minuto.
Vários motivos podem impulsionar a procrastinação, como medo do fracasso, críticas, síndrome do impostor ou simplesmente não achar a tarefa estimulante o suficiente.
Tédio
O tédio pode ser outro fator chave que afeta a motivação. Se a tarefa, projeto ou atribuição não for interessante e mentalmente estimulante o suficiente, a motivação pode despencar por puro tédio.
As pessoas com TDAH podem enfrentar mais desafios para manter a atenção , portanto, se o tédio for adicionado à mistura, eles podem experimentar uma diminuição ainda maior da motivação (Fugate & Gentry, 2016). Posteriormente, eles podem ter a necessidade de buscar atividades mais interessantes ou mesmo alternar entre algumas atividades muito rapidamente.
Aderindo a hobbies
Ligando ao ponto anterior, e devido a todos os fatores descritos acima, manter um hobby específico pode ser particularmente desafiador para alguém com TDAH.
Começar um novo hobby pode ser algo novo e excitante, mas assim que a novidade se desgasta, também desaparece a motivação e o senso de recompensa que mantém alguém perseguindo-o. Isso pode levar a vários hobbies contínuos ao mesmo tempo, muitos deles em vários estágios de progressão.
As Pessoas Com TDAH São Apenas Preguiçosas?
As pessoas com TDAH não são, de forma alguma, indivíduos preguiçosos. Eles podem ser altamente motivados, muito criativos, ter um forte desejo de aprender e estar bastante envolvidos em atividades interessantes ou apaixonadas.
No entanto, devido aos seus sintomas de TDAH , eles são mais propensos a certos comportamentos, muitas vezes rotulados erroneamente como “preguiçosos”, levando a esse mito e suposição.
Comportamentos de TDAH considerados "preguiçosos" podem incluir troca de tarefas e atenção suficiente para iniciar ou terminar um projeto. Pessoas com TDAH também podem ter dificuldades com o controle de impulsos e hiperatividade, o que pode impedi-los de concluir tarefas.
Embora possa haver dificuldades com tarefas que exigem atenção sustentada, as pessoas com TDAH ainda podem se destacar em várias áreas que capturam mais seu interesse.
A má interpretação dos comportamentos dos outros devido à falta de compreensão também perpetua esse mito, com rótulos errados sendo adicionados.
Há uma expectativa na sociedade de ser produtiva; isso pode fazer com que as pessoas que lutam com produtividade e motivação sejam vistas como preguiçosas. No entanto, a preguiça implica que há uma escolha consciente, mas quem tem TDAH não escolhe perder o foco ou deixar as tarefas incompletas.
Portanto, é muito importante exercitar a compreensão e a abertura para você mesmo ou para qualquer outra pessoa com TDAH. Se a motivação é uma preocupação, obter ajuda de um profissional especializado em neurodiversidade pode ser um excelente primeiro passo.
Como Aumentar A Motivação Para Uma Tarefa Se Você Tem TDAH
Existem algumas maneiras de ajudar a gerenciar quaisquer sintomas interferentes do TDAH e aumentar a motivação. Embora alguns dos itens a seguir possam funcionar para alguns, eles podem não funcionar para outros.
Defina metas alcançáveis
Definir metas alcançáveis pode ajudá-lo muito a aumentar a motivação. Quando confrontados com uma grande tarefa, as pessoas com TDAH são mais propensas à paralisia da tarefa e se preocupam em iniciar o projeto.
Como já pode haver dificuldades no início das tarefas, sentir que você tem uma grande montanha pela frente pode exacerbar a ansiedade em relação a ela.
Definir metas mais realistas e dividir uma tarefa em etapas mais atingíveis pode ajudar a desenvolver uma sensação de progresso e aumentar as vezes que você sente que realizou algo.
Por exemplo, ao dividir uma apresentação de trabalho ou escola em áreas menores, por exemplo, primeiro fazendo pesquisa de fundo, depois preparando slides, seguido de animações, etc., você experimentará uma sensação de realização cada vez que concluir uma delas.
Ter um objetivo menor, como 'Encontrar cinco peças de pesquisa para minha apresentação', pode ser mais alcançável e menos avassalador do que ter um objetivo de “Apresentação completa”. Essas recompensas mais curtas aumentam a motivação (Modesto-Lowe, Chaplin, Soovajian & Meyer, 2013).
Crie uma lista
Criar uma lista é outra ótima maneira de aumentar a motivação para o TDAH, pois é muito mais fácil perder o foco. Assim, pegar ideias e anotá-las pode te ajudar a visualizar o que precisa ser feito, deixando mais espaço para focar.
A lista pode assumir qualquer formato ou desenho que você desejar, por exemplo, em papel ou eletrônico. O principal argumento é ter a lista em algum lugar acessível e visível. As coisas podem ser adicionadas assim que as ideias surgirem para você não esquecer.
Ao marcar as tarefas concluídas, alguém com TDAH pode experimentar uma sensação de satisfação e recompensa, fazendo com que se sinta mais motivado.
Identificar tempos produtivos
Nem todos os cérebros funcionam de acordo com o mesmo horário, alguns são pessoas mais matinais e outros encontram um aumento de energia no final do dia. Reflita sobre seus próprios hábitos e comportamentos na tentativa de identificar os momentos mais produtivos para você.
Se a resposta não for muito clara, você pode tentar se fazer algumas das seguintes perguntas:
- Em que hora do dia me sinto com mais energia?
- Se tenho algo importante que preciso terminar, quando geralmente me sinto mais alerta e focado para fazê-lo?
- Sou mais produtivo geralmente no início, meio ou final da semana?
Ao descobrir seus horários e dias mais produtivos, você pode tentar agendar tarefas mais desafiadoras durante esses períodos de tempo para capitalizar sua energia motivacional.
Decida quando e como
Ligando ao ponto anterior, uma vez que você conhece seus momentos do dia mais produtivos e motivados, você pode começar a planejar o “quando” e “como” você irá prosseguir com a tarefa.
Divida o que você tem que fazer em partes administráveis, categorize-as por nível de dificuldade e bloqueie o tempo daquelas mais desafiadoras em bolsos de tempo onde você se sente mais produtivo e motivado.
Certas técnicas, como o método Pomodoro, em que você trabalha por 25 minutos e depois faz uma pausa de 5 minutos, também podem ser benéficas e valem a pena tentar.
O Método Pomodoro envolve primeiro escolher uma tarefa e, em seguida, definir um cronômetro para 25 minutos, onde você se concentra nessa tarefa o tempo todo, seguido de uma pequena pausa. Repita isso mais 3 vezes e faça uma pausa mais longa.
Você pode encontrar cronômetros para eles online e gratuitamente. Ao encontrar o método que funciona melhor para você, você pode maximizar seus níveis de motivação e experimentar um maior senso de realização e progresso.
Usar recompensas
Comece a incorporar recompensas e incentivos para ajudar a aumentar sua motivação. Os tipos de recompensas podem variar dependendo do que você gosta/não gosta e quanta motivação você precisa.
Você pode prometer recompensar a si mesmo depois de concluir as tarefas necessárias (grandes ou pequenas), para ter algo pelo que esperar.
Aqui estão alguns exemplos de recompensas que você pode usar:
- Tire uma folga
- Ter uma guloseima, por exemplo, seu lanche favorito
- Tempo de mídia social, por exemplo, verificando seu telefone
- Sair para passear
- Conversando com um amigo ou colega
- Assista a um episódio do seu programa favorito
Ao começar a incorporar um sistema de recompensa em sua rotina de produtividade, você pode descobrir que é capaz de manter a atenção e o desejo de trabalhar por muito mais tempo do que sem ele.
Limite as barreiras da tarefa
Outro fator importante a considerar são as barreiras específicas da tarefa que podem estar prejudicando seu senso de motivação, pois as pessoas com TDAH geralmente acham mais difícil se desvencilhar das distrações (Ross & Randolph, 2016).
Isso pode variar desde o ambiente de trabalho não ser propício ao trabalho (muito barulhento, escuro/brilhante, lotado, perturbador, etc.), interferência da tecnologia (notificações do telefone, a tentação de ficar online e fazer outras coisas em vez de trabalhar, etc.) , ou mesmo barreiras específicas da tarefa, como o trabalho não ser interessante ou estimulante o suficiente.
Algumas ideias para mitigar isso seriam:
- Encontre um ambiente de trabalho que atenda às suas necessidades
- Limite as distrações do telefone guardando-o ou colocando-o em “não perturbe”
- Use bloqueadores de sites para impedir que você acesse sites não relacionados ao trabalho por um determinado período de tempo
- Pense em maneiras alternativas de tornar a tarefa mais envolvente
- Certifique-se de ter tudo o que precisa antes de começar
Use Motivação Externa
Se você está descobrindo que, sozinho, não consegue produzir motivação suficiente para realizar uma tarefa ou projeto, considere pedir a alguns de seus amigos, familiares e até mesmo colegas para ajudá-lo.
É importante, porém, que você se sinta seguro em confiar qualquer uma de suas lutas motivacionais a pessoas que você sabe que têm o melhor interesse no coração.
Tenha cuidado para que isso também não leve a qualquer ansiedade de desempenho devido ao estresse adicional de saber que há mais pessoas responsabilizando você.
Lembre-se porque você está fazendo a tarefa
Às vezes, dar um passo para trás e lembrar por que você está fazendo a tarefa em primeiro lugar pode ajudar a colocar as coisas em perspectiva e gerar mais motivação.
É fácil se perder no âmago da questão do trabalho e esquecer a razão por trás de todos os seus esforços. Ao realinhar com o “porquê”, isso pode ajudar a trazer à tona em sua mente todas as razões importantes pelas quais você começou.
Você pode até mesmo vinculá-lo a qualquer um de seus próprios valores, objetivos e ambições pessoais e gerar novamente um senso de propósito ou resultados mais positivos para o futuro. Por sua vez, isso pode ajudá-lo a entrar em contato com suas metas e objetivos de vida mais uma vez e ver como certas tarefas podem se encaixar neles.
Música
Muitas vezes descobrem que a música ajuda a criar um ambiente mais positivo, relaxado e engajado para trabalhar. Especialmente para o TDAH, a musicoterapia é frequentemente sugerida por seus benefícios terapêuticos (Dursun, Fidan e Karayagiz, 2021).
Você pode experimentar todos os tipos de música, desde seu artista e gênero favorito até algo mais descontraído e instrumental. Experimente diferentes tipos até encontrar algo que funcione para você.
Se achar que as letras são uma distração, você pode tentar músicas em outros idiomas. Como você não entenderá o que está sendo dito, seu cérebro pode se concentrar na tarefa em questão com menos interferências.
Se algum dos itens acima for muito perturbador, pode valer a pena considerar certos tipos de ruídos ambientais, por exemplo, chuva ou ondas, ou mesmo apenas certos tipos de “ruído”, como ruído branco ou marrom.
Por fim, descubra se você prefere que a música saia de alto-falantes ou fones de ouvido ou mesmo se apenas o “cancelamento de ruído” pode ser benéfico.
Perguntas Frequentes
O que é paralisia de tarefas no TDAH?
A paralisia da tarefa no TDAH refere-se ao fenômeno de ter o desejo de concluir ou executar uma tarefa, mas sentir-se incapaz ou “paralisado” para fazê-lo (Enright, 2021).
Isso pode variar desde iniciar um projeto até continuar ou finalizá-lo ou até mesmo ter várias tarefas em andamento que precisam ser concluídas, mas lutando para finalizá-las.
As tarefas têm maior probabilidade de serem iniciadas e concluídas se forem novas e emocionantes/estimulantes. No entanto, se a tarefa for considerada chata ou repetitiva, os indivíduos com TDAH podem ter dificuldade em começar e terminar isso.
A procrastinação também pode se manifestar na paralisia da tarefa, com a pessoa se sentindo desmotivada para o trabalho, levando ao adiamento para pouco antes do prazo final.
As pessoas com TDAH têm motivação intrínseca?
A motivação intrínseca refere-se ao impulso interno e à satisfação derivada do envolvimento em uma atividade puramente pelo prazer e realização pessoal que ela proporciona, e não por recompensas ou pressões externas.
As pessoas com TDAH certamente têm motivação intrínseca, e nenhuma parte inerente do TDAH impede completamente as pessoas de experimentar isso. Dito isto, existem certos desafios adicionais que podem ser enfrentados.
Por exemplo, se uma atividade se alinha com seu interesse pessoal ou desperta algum entusiasmo, a motivação intrínseca pode fluir muito mais livremente.
Por outro lado, tarefas consideradas difíceis, mundanas ou simplesmente repetitivas podem gerar muito menos motivação intrínseca (Smith, & Langberg, 2018).
Assim, à medida que diminui a capacidade de manter o foco mental e físico, a motivação intrínseca também diminui.
Como sei se tenho falta de motivação devido ao TDAH ou à depressão?
A falta de motivação pode resultar diretamente do TDAH ou da depressão ; no entanto, existem certas diferenças em como é expresso que podem ajudar alguém a saber de onde se origina.
Para o TDAH, a falta de motivação geralmente pode ser específica da tarefa. Mentalmente, alguém pode se sentir desmotivado devido a dificuldades de concentração. Fisicamente, eles podem ter problemas para ficar parados e exibir hiperatividade em geral (Weiss & Weiss, 2004).
Para a depressão, a falta de motivação é tipicamente mais consistente em vários aspectos da vida.
Mentalmente, alguém pode sentir uma perda de prazer/motivação nas atividades diárias e, fisicamente, pode ter falta de motivação para comer e, em geral, apresentar dificuldades em se envolver em uma infinidade de situações (Smith, 2013).
Isso também está associado a sentimentos de desesperança, inutilidade e pensamentos inúteis sobre si mesmo e o futuro.
Existem taxas de comorbidade para TDAH e depressão, e é possível que a falta de motivação seja uma combinação dos dois (Fischer et al., 2007).
Os sintomas de TDAH também podem ser um fator contribuinte para alguém desenvolver depressão clínica devido aos desafios que enfrentam no gerenciamento do funcionamento diário.
Consultar um profissional de saúde mental especializado em TDAH pode ajudar a apoiar, identificar as causas principais e ajudar a desenvolver um plano positivo para seguir em frente.
Qual é a principal causa de dificuldades motivacionais no TDAH?
A principal causa dos problemas de motivação está nos sintomas primários do TDAH.
Especificamente, certas diferenças cognitivas, incluindo uma capacidade diminuída de foco, luta com a organização e dificuldades na regulação do comportamento, podem afetar diretamente os processos e caminhos motivacionais.
Por exemplo, se alguém tem uma luta inata para manter o foco e o controle dos impulsos, pode ser muito mais fácil perder a concentração, participar de coisas como procrastinação e perder a motivação em geral.
Por fim, quaisquer experiências anteriores de julgamento negativo ou feedback devido a esses sintomas também podem ter um papel principal na causa de problemas motivacionais no TDAH.
O medo de ser julgado ou qualquer situação de falha do passado pode ressurgir facilmente e levar à incapacidade de encontrar motivação intrínseca.
As pressões de tempo motivam o cérebro com TDAH?
As pressões de tempo podem, de fato, às vezes ajudar o cérebro com TDAH a encontrar motivação.
Por pressão de tempo, queremos dizer a aplicação de certos prazos e metas de “necessidade de terminar” para criar um senso de urgência e iminência na conclusão de uma tarefa. Esse pode ser um grande prazo geral, mas marcos menores também podem ser benéficos.
Quanto ao motivo pelo qual isso motiva o cérebro com TDAH, existem algumas razões. Em primeiro lugar, o senso de urgência pode criar um estado de hiperfoco, aumentando a produtividade de alguém. Em segundo lugar, pode ajudar na organização de tarefas e principalmente no gerenciamento do tempo.
Finalmente, esse estresse adicional adicionado às vezes pode atuar como um fator motivador para fazer as coisas mais rapidamente.
No entanto, isso não significa que todos com TDAH se beneficiarão dessa técnica.
Alguns podem achar que isso aumenta a pressão sobre todo o resto, o que pode levar a mais evitação, ansiedade e diminuição motivacional (Roskes, Elliot, Nijstad e De Dreu, 2013).
Não há duas pessoas iguais, então encontre o que funciona melhor para sua mente e corpo.
Fonte: simplypsychology.org
Referências:
Bolden, J. & Fillauer, JP (2020). “Amanhã é o dia mais movimentado da semana”: as funções executivas mediam a relação entre procrastinação e problemas de atenção. Journal of American College Health , 68 (8), 854-863.
Dursun, P., Fidan, U., & Karayagiz, S. (2021). Provável papel da terapia auditiva no manejo dos sintomas do TDAH: três estudos de caso. Psicologia Atual , 40 , 4219-4234.
Eißfeller, S. (2022, 9 de março). Colecionar passatempos: o passatempo definitivo para o TDAH. Recuperado em 22 de maio de 2023, de: https://www.getinflow.io/post/adhd-hobbies-and-interests
Enright, J. (2021, 2 de novembro). Paralisia do TDAH explicada . Recuperado em 22 de maio de 2023, de: https://original.newsbreak.com/@jillian-enright-1590470/2420107533437-adhd-paralysis-explained
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