10 coisas para dizer a si mesmo quando estiver passando por um momento difícil




Quando a vida se torna desafiadora, muitas vezes tornamos as coisas ainda mais difíceis sendo duros conosco mesmos.


Nós nos repreendemos por nos sentirmos para baixo, como se devêssemos ser positivos e felizes o tempo todo. Minimizamos nossos sentimentos, como se não tivéssemos o direito de lutar, pois as coisas poderiam ser muito piores. E nos mantemos em padrões ridículos, nos esforçando para fazer mais, acompanhar todos os outros e responder aos estressores da vida com perfeita compostura.

Ou pelo menos são coisas que eu fiz.

Sei que a vida é confusa e que sou apenas humano, mas às vezes espero mais de mim do que jamais esperaria de alguém que amo, e exijo mais de mim do que posso dar. Então eu acabo me sentindo mal sobre como estou lidando enquanto me sinto mal, o que torna muito difícil me sentir (e fazer) melhor.


Se você está lidando com muita coisa agora e se estressando com medos, preocupações e expectativas, tenho a sensação de que você apreciará esses dez lembretes. São todos pensamentos que me ajudam a me validar, aceitar minhas circunstâncias atuais e ter fé de que ficarei bem, não importa o que aconteça.


10 lembretes para dizer a si mesmo diariamente

1. Você não precisa se sentir culpado por se sentir triste, mal, ansioso, com raiva ou qualquer outro sentimento “negativo”. Você não é uma “pessoa negativa”. Você é humano.


2. Você tem o direito de sentir como se sente, mesmo que outras pessoas estejam pior. Sua dor é válida, independente do que outra pessoa esteja passando.


3. Você está fazendo o melhor que pode com base em suas experiências de vida, traumas, condicionamentos, crenças, desafios atuais e habilidades de enfrentamento. À medida que você aprende novas habilidades, você vai lidar melhor, mas ainda pode ter dificuldades para aplicar o que aprendeu, e tudo bem. Ninguém lida perfeitamente com uma situação imperfeita.


4. Você não precisa se esforçar para ser produtivo. Não há problema em descansar ou fazer o mínimo necessário quando estiver com dificuldades. Isso não é ser preguiçoso; é ser gentil consigo mesmo — e você merece.


5. Você não está “ficando para trás”. É possível que você esteja exatamente onde precisa estar para aprender, crescer e se curar, o que significa que um dia você pode olhar para trás e considerar este capítulo uma parte crucial de sua jornada de vida.


6. Você não precisa agradar ou impressionar ninguém, incluindo você mesmo. Às vezes é suficiente apenas viver e passar o dia.


7. Você não precisa descobrir nada agora. Você só precisa viver um dia de cada vez, confiando que encontrará respostas e soluções se continuar seguindo em frente.


8. Você não está sozinho e não precisa fingir ou se esconder. Há pessoas que se importam e querem ajudar – e porque também lutaram, entendem e nunca o julgariam.


9. Você não vai se sentir assim para sempre. Assim como você sobreviveu a tempos sombrios antes, você acabará por superar isso e talvez até se sentir orgulhoso de si mesmo por como você conseguiu.


10. Nada é garantido no futuro, mas você tem força para lidar com o que está por vir e a capacidade de tirar o melhor proveito disso.

fonte: tinybuddha.com


IMPORTANTE

Os conteúdos deste site, tem apenas caráter informativo e nunca deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional. Recomendamos que você consulte um especialista de confiança.

PAULO CESAR DE SOUZA

Psicólogo clínico, terapeuta cognitivo-comportamental, com experiência de mais de 10 anos no atendimento de jovens, adultos e idosos. Em clinicas de psicologia e consultório particular.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem