Tirar algum tempo todos os dias para se concentrar em seu próprio bem-estar pode ter um enorme impacto positivo em sua saúde mental. Aqui estão algumas sugestões para incorporar em sua rotina diária.
Tenha uma boa noite de sono. Uma boa noite de sono é vital para sua saúde mental e física. Pode melhorar seu humor, memória e capacidade de lidar com o estresse. No mundo hiperconectado de hoje, é mais importante do que nunca desligar e ter mais de sete horas de sono de qualidade.
Faça uma caminhada matinal. Começar o dia com ar fresco e movimento não só traz benefícios físicos, mas também dá início a uma mentalidade positiva. Tente incorporar uma caminhada em seu trajeto para o trabalho/universidade/escola.
Seja criativo na cozinha. Para muitos de nós, cozinhar é uma tarefa árdua. A maneira mais fácil de mudar o roteiro é desafiar a si mesmo na cozinha. Todos nós temos noites em que estamos cansados e o jantar é um take-away ou uma mistura de sobras da geladeira. Tente reservar uma noite por semana para criar algo novo.
Leia um livro. É verdade o que seus professores de inglês da escola primária costumavam dizer – ler é um exercício para a mente. Existem livros sobre qualquer assunto que você possa imaginar; de biografias a ficção científica, drama e fantasia. Existem até livros sobre saúde mental e bem-estar. Se você tem pouco tempo e está sempre em movimento, considere ouvir um livro em vez de lê-lo (conhecido como audiolivro).
Ouça podcasts. Podcasts são programas de áudio sob demanda. Existem centenas de milhares de podcasts disponíveis para download, cobrindo uma ampla gama de tópicos. Ouça podcasts para descobrir novos interesses ou encontre um podcast de comédia para rir enquanto você é criativo na cozinha. Você pode ouvir podcasts em seu próprio tempo em casa, no carro ou no transporte público.
Melhore sua postura. Embora saibamos que ficar sentado em excesso é prejudicial à nossa saúde, muitos de nós ainda ficamos sentados a maior parte do dia; em casa, no trabalho, no carro ou no transporte público durante o deslocamento. Sua parte inferior das costas está clamando por uma mudança. Tente definir um alarme e levante-se para caminhar a cada poucas horas. Considere investir em uma almofada ergonômica ou uma mesa de pé para sua estação de trabalho.
fonte: beyondblue
IMPORTANTE
Os conteúdos deste site, tem apenas caráter informativo e nunca deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional. Recomendamos que você consulte um especialista de confiança.