Lidando com a tristeza

 



Lidando com a tristeza


É importante que aqueles que acreditam ter depressão procurem ajuda e façam tratamento para que possam superar suas intensas lutas.

No entanto, para quem está vivenciando a emoção da tristeza, existem maneiras de expressar a tristeza de forma saudável, para ajudar as pessoas a passarem por essa emoção. Estes também podem funcionar como métodos preventivos para impedir que a tristeza se transforme em depressão:


  • Permitir a tristeza – a tristeza é algo natural e inevitável. Pode ser prejudicial conter esses sentimentos, o que, por sua vez, pode fazer alguém se sentir pior.

    Pode ser melhor aceitar a tristeza e chorar ou expressar esses sentimentos a alguém para ajudar a superá-la. 

  • Planejando um dia para se sentir triste – se sentir muita tristeza, pode ser útil tirar um dia de folga para ficar sozinho e refletir sobre emoções e pensamentos.

    Isso pode ajudar as pessoas a passar da tristeza para um humor mais feliz.

  • Pense e/ou escreva sobre o que pode estar causando a tristeza – reservar um tempo para entender o contexto por trás da tristeza e explorar esses sentimentos pode ajudar as pessoas a se sentirem melhor.

  • Faça uma caminhada pensativa – estar na natureza com ar fresco e algum tempo de silêncio, juntamente com algum exercício, pode ajudar as pessoas a trabalhar seus pensamentos e mudar suas perspectivas. 

  • Converse com um amigo próximo ou membro da família – ter uma rede de apoio, ou mesmo apenas uma pessoa que possa ser contatada quando estiver triste, pode ajudar as pessoas a lidar com seus sentimentos e se sentirem apoiadas.

  • Ser gentil consigo mesmo – ao se sentir triste, pode ser útil fazer atividades que façam o indivíduo se sentir bem, como tomar um longo banho quente, tirar uma soneca ou comer sua comida favorita.

  • Documentar emoções – muitas pessoas acham útil manter um diário para expressar suas emoções.


Isso pode ser usado para escrever coisas positivas pelas quais o indivíduo é grato, para ajudá-lo a mudar sua perspectiva negativa para uma mais positiva ou realista.

Também pode ser benéfico escrever sobre os objetivos de vida e os passos que precisam ser dados para alcançá-los, para que a pessoa tenha algo em que se concentrar e trabalhar. 

fonte: simplypsychology.org


IMPORTANTE

Os conteúdos deste site, tem apenas caráter informativo e nunca deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional. Recomendamos que você consulte um especialista de confiança.

PAULO CESAR DE SOUZA

Psicólogo clínico, terapeuta cognitivo-comportamental, com experiência de mais de 10 anos no atendimento de jovens, adultos e idosos. Em clinicas de psicologia e consultório particular.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem