Como usar a regra 3-3-3 para acalmar sua ansiedade



Como usar a regra 3-3-3 para acalmar sua ansiedade

O que é ansiedade? 

Em primeiro lugar, é normal ter preocupações e ansiedades ocasionais. A vida fica complicada e, às vezes, dá uma volta. Assim, ninguém está imune a problemas que causam estresse e medo. Na verdade, a ansiedade é uma resposta evolutiva normal ao perigo ou estresse.

O que é a regra 3-3-3?

A regra 3-3-3 para a ansiedade é um método simples para voltar ao seu corpo e se aterrar. Esta técnica é acessível porque você pode praticá-la a qualquer hora, em qualquer lugar, e tudo que você precisa é de você mesmo. A regra 3-3-3 também é simples o suficiente para as crianças praticarem.

Existem três passos simples para praticar a regra de três para a ansiedade:

1. Cite três coisas que você pode ver

Primeiro, olhe ao redor e nomeie três objetos que estão ao seu redor. Pode ser qualquer coisa - um sofá, um vaso, um animal de estimação, um molho de chaves. Observe as características desses objetos sem julgamento e pense em suas qualidades.

Você pode se perguntar, qual é a cor da pele do animal de estimação? Quantas teclas existem e são grandes ou pequenas? De que tipo de tecido é feito o sofá? 

2. Cite três coisas que você pode ouvir

O segundo passo é se concentrar em três coisas que você pode ouvir. Novamente, você deve observar os detalhes e as qualidades desses três sons. Nomeie o que está causando esses sons e observe seu tom e volume.

3. Mova três partes diferentes do corpo

Por fim, você moverá três partes do seu corpo. Balance a cabeça, acene com os braços ou bata os pés. Mexa os dedos ou os dedos dos pés. Fazer isso ajudará a puxá-lo de volta ao seu corpo e ao momento presente. 

É isso – apenas envolva três dos seus sentidos: visão, audição e tato. Fazer a regra 3-3-3 pode ajudar a distraí-lo do que está desencadeando sua ansiedade. Funciona interrompendo sentimentos de pânico e desamparo. 

Você pode até praticar a regra do 3-3-3 quando não estiver sentindo ansiedade ativamente. Dessa forma, você estará preparado para usar a técnica quando mais precisar em um momento de ansiedade.

Assim como a meditação , é benéfico treinar sua mente para encontrar calma na tempestade antes que ela chegue.

A regra 3-3-3 vem da atenção plena

A regra 3 3 3 deriva das técnicas de atenção plena.  A atenção plena é uma prática de estar totalmente consciente no momento presente, conectando-se propositalmente ao que está acontecendo no aqui e agora.

Em vez de focar no passado ou no futuro, a atenção plena nos permite desacelerar e aproveitar a alegria do momento presente. 

Neste mundo agitado, é fácil ficar entrincheirado na agitação que permeia a sociedade. Muitas vezes corremos de um lugar para outro, correndo para completar tarefas e fazer malabarismos com nossas vidas diárias.

Quando estamos fazendo uma tarefa, mas pensando em várias outras coisas, não estamos totalmente presentes. 

Mas toda essa correria e correria cobra seu preço. Pode promover o estresse, piorar a ansiedade e diminuir nossa felicidade. 

Ao estarmos intencionalmente atentos, podemos voltar a nós mesmos e experimentar alegria no momento presente, mesmo quando fazemos tarefas mundanas, como lavar a louça ou dirigir para o trabalho.

fonte: happierhuman.com

IMPORTANTE

Os conteúdos deste site, tem apenas caráter informativo e nunca deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional. Recomendamos que você consulte um especialista de confiança.

PAULO CESAR DE SOUZA

Psicólogo clínico, terapeuta cognitivo-comportamental, com experiência de mais de 10 anos no atendimento de jovens, adultos e idosos. Em clinicas de psicologia e consultório particular.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem