O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode persistir da infância para a idade adulta, embora os sintomas possam se manifestar de maneira um pouco diferente. Os sintomas comuns do TDAH adulto incluem:
Desatenção: Dificuldade em prestar atenção a detalhes, cometer erros descuidados, dificuldade em manter o foco em tarefas ou atividades, parecer desorganizado e ter dificuldade em seguir instruções.
Hiperatividade: Sensação interna de agitação, inquietação, dificuldade em ficar parado, falar excessivamente, dificuldade em relaxar e uma tendência a se envolver em várias atividades ao mesmo tempo.
Impulsividade: Tendência a agir sem pensar nas consequências, interromper os outros, tomar decisões precipitadas, ter dificuldade em esperar a vez e mostrar impulsividade em compras, relacionamentos ou comportamentos de risco.
Problemas de organização: Dificuldade em manter a organização pessoal, como gerenciar prazos, fazer planejamento antecipado, manter um ambiente de trabalho limpo e estruturado.
Procrastinação crônica: Tendência a adiar tarefas importantes, dificuldade em iniciar ou completar projetos e problemas para gerenciar o tempo de forma eficiente.
Dificuldades nos relacionamentos e no trabalho: Dificuldade em manter relacionamentos interpessoais, problemas de comunicação, impulsividade que pode afetar negativamente os relacionamentos, baixo desempenho no trabalho e dificuldades em cumprir prazos e tarefas.
Variações de humor e irritabilidade: Flutuações frequentes no humor, dificuldade em controlar a raiva, irritabilidade excessiva e problemas para lidar com o estresse.
Baixa autoestima: Sentimentos de inadequação, frustração recorrente com dificuldades persistentes e baixa autoconfiança.
É importante lembrar que cada pessoa com TDAH pode apresentar sintomas variados e em diferentes graus de gravidade. Além disso, outros transtornos ou condições médicas podem compartilhar sintomas semelhantes ao TDAH. Se você suspeita que pode ter TDAH, é recomendado buscar avaliação e diagnóstico de um profissional de saúde mental qualificado, como um psiquiatra ou psicólogo, que possa realizar uma avaliação abrangente e fornecer o tratamento adequado, se necessário.
IMPORTANTE
Os conteúdos deste site, tem apenas caráter informativo e nunca deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional. Recomendamos que você consulte um especialista de confiança.
