Porque escolho as pessoas erradas




Fazer escolhas de relacionamento pode ser desafiador, e é normal sentir que suas escolhas nem sempre foram as melhores. Aqui estão algumas possíveis razões pelas quais você pode sentir que escolheu as pessoas erradas:

Falta de autoconhecimento: É importante ter um bom entendimento de si mesmo, suas necessidades, valores e objetivos antes de se envolver em um relacionamento. Se você não tem clareza sobre o que deseja e precisa em um parceiro, pode acabar escolhendo pessoas que não são compatíveis com você.

Padrões repetitivos: Todos nós temos padrões comportamentais e de pensamento que podem afetar nossas escolhas. Se você se encontra repetidamente atraído por pessoas com características semelhantes que levam a relacionamentos problemáticos, pode ser útil explorar esses padrões e tentar identificar as possíveis razões por trás deles.

Baixa autoestima: Uma baixa autoestima pode levar a escolhas de relacionamento inadequadas, buscando relacionamentos em que você se sente inadequado ou que reforçam suas próprias crenças negativas sobre si mesmo. Trabalhar na construção de uma autoestima saudável pode ajudar a fazer escolhas mais positivas e satisfatórias.

Pressão social ou familiar: Às vezes, podemos ser influenciados pelas expectativas dos outros em relação aos nossos relacionamentos. Se você se sente pressionado(a) a escolher parceiros com base nas expectativas de outras pessoas, pode acabar ignorando suas próprias necessidades e desejos, resultando em escolhas insatisfatórias.

Falta de comunicação e habilidades de relacionamento: A falta de habilidades de comunicação e relacionamento saudáveis pode dificultar a escolha de parceiros compatíveis e a construção de relacionamentos bem-sucedidos. É importante aprender a se comunicar de forma eficaz, estabelecer limites saudáveis e ter expectativas realistas.

É fundamental lembrar que todos cometemos erros nas escolhas de relacionamento em algum momento de nossas vidas. O importante é aprender com essas experiências e buscar crescimento pessoal. Se você está enfrentando dificuldades em fazer escolhas de relacionamento saudáveis, pode ser útil procurar o apoio de um terapeuta ou conselheiro, que pode ajudá-lo a explorar seus padrões e tomar decisões mais conscientes no futuro.

IMPORTANTE

Os conteúdos deste site, tem apenas caráter informativo e nunca deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional. Recomendamos que você consulte um especialista de confiança.



PAULO CESAR DE SOUZA

Psicólogo clínico, terapeuta cognitivo-comportamental, com experiência de mais de 10 anos no atendimento de jovens, adultos e idosos. Em clinicas de psicologia e consultório particular.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem