Temer. Terror. Preocupar. Pensamentos obsessivos. A ansiedade e todas as suas manifestações podem ser incapacitantes. A mente corre com os piores cenários , e os pensamentos ansiosos podem ser implacáveis. Como se os pensamentos em si não fossem ruins o suficiente, é comum que outra preocupação borbulhe na superfície da mente atormentada pela ansiedade: esses pensamentos são reais e posso confiar neles?
Você pode confiar em pensamentos ansiosos?
Quando somos dominados por qualquer tipo de transtorno de ansiedade , pode ser enlouquecedor experimentar dúvidas sobre os pensamentos ansiosos. Em muitas ocasiões, cometi um erro ou outro e depois me preocupei e agonizei até ficar totalmente preso na teia de sintomas de ansiedade , tanto física quanto emocionalmente. Eu sabia, sem dúvida, que havia arruinado completamente aspectos importantes da minha vida: relacionamentos, potencial de carreira, reputação, amor e segurança financeira. Eu tinha certeza de que isso estava fora da janela porque meus pensamentos me diziam isso, e os pensamentos não mentem. Talvez você tenha tido experiências semelhantes.
Quando a ansiedade está correndo solta em nossas mentes, muitas vezes é difícil saber se nossos pensamentos são precisos ou defeituosos. Não ajuda quando as pessoas (geralmente) bem-intencionadas ao nosso redor descartam esses pensamentos, dizendo: "Não se preocupe!" ou "Não é tão ruim assim. Você está imaginando problemas."
Os pensamentos ansiosos são reais? Sim. Fidedigno? Não.
A ansiedade é real. Faz parte da fisiologia do cérebro . Além disso, os pensamentos são reais. Eles são autênticos. Enquanto eles são reais, você nem sempre pode confiar neles. Por não serem confiáveis, não precisam controlar ou ditar sua realidade. Já que você não pode confiar neles, por que deixá-los ficar por aqui?
Diminuir os pensamentos ansiosos é um processo, e existem muitas abordagens eficazes para se livrar de pensamentos nos quais você não pode confiar. Um componente do processo é uma abordagem terapêutica comprovada pela pesquisa conhecida como terapia cognitivo-comportamental (TCC). A terapia cognitivo-comportamental é multifacetada. Inclui, entre outras coisas, identificar seus pensamentos ansiosos ou padrões de pensamento negativo e desafiá-los.
Como transformar pensamentos ansiosos em confiáveis
- Quando você estiver ansioso, preste atenção aos pensamentos clamando em sua mente. O que, exatamente, você está pensando?
- Não discuta ou lute com os pensamentos. Como uma criança teimosa, isso só fará com que eles se mantenham firmes.
- Simplesmente observe seus pensamentos. Pergunte-se sobre a possibilidade de que você não possa confiar nesse pensamento.
- Apresente uma alternativa plausível e reconheça que esse pode ser o pensamento confiável.
É isso. É claro que existem etapas subsequentes, mas passar por muito do processo de uma só vez pode ser esmagador e geralmente provocador de ansiedade por si só. Um objetivo importante na redução da ansiedade é desenvolver lentamente, mas com certeza, uma grande caixa de ferramentas cheia de estratégias que funcionem para você.
Simplesmente perceber seus pensamentos e desafiá-los gentilmente, imaginando se poderia haver pensamentos alternativos mais confiáveis, tem um grande potencial para diminuir a ansiedade.
Referência APA
Peterson, T. (2014, 19 de março). Seus pensamentos ansiosos são confiáveis?, HealthyPlace. Recuperado em 2022, 23 de julho de https://www.healthyplace.com/blogs/anxiety-schmanxiety/2014/03/with-anxiety-are-your-thoughts-trustworthy
IMPORTANTE
Os conteúdos deste site, tem apenas caráter informativo e nunca deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional. Recomendamos que você consulte um especialista de confiança.