Culpa: um efeito angustiante da ansiedade




A culpa é um efeito angustiante da ansiedade. A culpa é a experiência desconfortável de autoflagelação por pensar, sentir, fazer e, geralmente, apenas existir errado ( Esses terríveis efeitos da ansiedade devem parar ). 

A ansiedade é a voz alta e crítica em nossa cabeça que fornece um comentário contínuo sobre as coisas que fazemos de errado (errado do ponto de vista da ansiedade). Como se não fosse ruim o suficiente se preocupar, afligir e temer que fizemos algo errado, a ansiedade leva nosso desconforto a um novo nível. Um efeito muito angustiante da ansiedade é a culpa .



Efeitos de ansiedade amplificam a culpa de cometer erros

    A capacidade de ter empatia com os outros e ver as coisas de sua perspectiva são grandes qualidades que nos ajudam a formar conexões estreitas com os outros. Quando podemos ter empatia e ter uma perspectiva, estamos cientes das necessidades dos outros, bem como do nosso impacto sobre os outros. Isso nos permite entender uns aos outros e saber se prejudicamos alguém seja intencionalmente ou não. É uma reação natural sentir-se mal e pedir desculpas.


    Tudo isso é bom e faz parte do que define nossa humanidade. Aqueles que não vivem com muita ansiedade podem pedir desculpas, melhorar as coisas e seguir em frente com alegria. Para aqueles de nós que vivem ou viveram com transtornos de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de ansiedade social , cometer erros não é tão simples. Um efeito muito desconfortável da ansiedade que complica as coisas é a culpa ( Culpa e Doença Mental ) .


A culpa é um efeito da ansiedade

    Merriam-Webster define culpa como "um sentimento ruim causado por saber ou pensar que você fez algo ruim ou errado".


    E o que causa o "pensar que você fez algo ruim ou errado?" A ansiedade causa o sentimento e a culpa é o efeito.


    Apenas algumas das preocupações e ansiedade de culpa que coloca em nossas cabeças incluem:


Você disse a coisa errada e precisa se preocupar com isso e se sentir culpado por machucar as pessoas.

Você deveria ter falado. Isso não foi muito legal. Você deveria se sentir culpado.

Você pediu para ele correr até a loja, e ele sofreu um acidente de carro. É sua culpa. Você deveria se sentir culpado.

A qualidade do seu trabalho era ruim. Pense nas pessoas que precisam trabalhar para compensar isso. Você deveria se sentir culpado.

Mas a culpa então causa ansiedade

    A culpa é um efeito da ansiedade e simultaneamente uma causa. É um ciclo vicioso: a ansiedade causa culpa que, por sua vez, alimenta mais ansiedade.


  As pessoas que vivem com ansiedade tendem a se culpar e assumir a responsabilidade pela felicidade de outras pessoas . Não basta querer que os outros sejam felizes; na verdade, a ansiedade e seu efeito, a culpa, nos dizem que os problemas e experiências negativas dos outros são de alguma forma nossa culpa.


    Como resultado desse ciclo de ansiedade e culpa, as pessoas que vivem com ansiedade pensam demais nas coisas , interpretam expressões, tons, gestos e palavras. Isso pode ser desgastante, aumentando os sintomas de ansiedade :


Sintomas físicos – Ansiedade e culpa podem causar dores de cabeça, dores de estômago, tensão muscular, distúrbios do sono e muito mais.

Os sintomas emocionais de culpa como efeito da ansiedade podem envolver sentir-se no limite, defensivo, irritável, triste e um sentimento de desespero para se desculpar e melhorar as coisas.

Os sintomas comportamentais de ansiedade e seu efeito, a culpa, podem incluir apego, pedir desculpas demais, tentar agir para compensar a suposta transgressão e outras tentativas de agradar os outros, evitar julgamentos e outras ações destinadas a corrigir erros e/ou erros percebidos. reparar relacionamentos.

A culpa é um efeito muito angustiante da ansiedade. A ansiedade e a culpa têm uma relação mútua de causa e efeito que torna o ciclo difícil de quebrar. É possível reduzir a culpa, um dos efeitos da ansiedade.


Referência APA

Peterson, T. (2016, 7 de julho). Culpa: Um Efeito Angustiante da Ansiedade, Lugar Saudável. Recuperado em 2022, 23 de julho de https://www.healthyplace.com/blogs/anxiety-schmanxiety/2016/07/guilt-a-distressing-effect-of-anxiety


IMPORTANTE

Os conteúdos deste site, tem apenas caráter informativo e nunca deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional. Recomendamos que você consulte um especialista de confiança.

PAULO CESAR DE SOUZA

Psicólogo clínico, terapeuta cognitivo-comportamental, com experiência de mais de 10 anos no atendimento de jovens, adultos e idosos. Em clinicas de psicologia e consultório particular.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem